antes da guerra com os esquimós #5

S / Z,

Também o espelho anda na minha cabeça desde ontem à noite. Não sei se vos contei mas a primeira imagem, a mais antiga que me lembro também tem o fogo como imagem central. Pelo que os pais me contaram, devia ter cerca de 4 anos. Lembro-me de acordar a meio da noite no colo da mãe, a espreitar da varanda para as traseiras do prédio. Lá em baixo, um vagabundo louco fazia uma dança em pânico, rodeado pelas chamas. Todas as noites ali dormia, a vizinhança já o conhecia. Dias mais tarde soubemos que foi uma partida. Lembro-me da multidão à volta, do riso, do pai ainda aparvalhado de sono a chamar os bombeiros pois ninguém ainda o tinha feito, tamanho o gozo macabro. 
O homem era claramente louco, habitava um mundo irreconhecível para todos os habitantes do bairro. Mas o fogo era real. Ele gritava, as chamas subiam, o ar aquecia. Graças a ele o fogo foi extinto e foram evitados danos graves nos prédios à volta. Inclusive o nosso.


Se um louco gritar fogo, o fogo queimará.
Mesmo a quem não acredite.




                                                                                                                                           Z

Sem comentários:

Enviar um comentário